O que é Empreendedorismo: Guia Definitivo

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O que é Empreendedorismo: Guia Definitivo

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em abril 9, 2020
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Você sabe o que é empreendedorismo? Provavelmente, sim! Mas então, agora é hora de aprender algumas estratégias de gestão que vão te ajudar a empreender!

Decerto, se você veio parar é porque está pensando em começar o próprio negócio.

E seja ele um negócio físico ou digital, saiba que existem alguns fatores importantes e fundamentais que poderão garantir o sucesso do seu empreendimento.

Embora você encontre muito material falando sobre o que é empreendedorismo, nada melhor do que compreender como funciona seu processo de gestão, não é mesmo?

Pois bem, nesse conteúdo quero te ajudar a lidar com aspectos relevantes, que certamente poderão impulsionar seu novo negócio.

O que é Empreendedorismo?

Antes de mais nada, vamos ao básico!

Empreender representa a capacidade do indivíduo de identificar e lidar com problemas reais.

No entanto, o objetivo do bom empreendedor é agir de um jeito diferente e inovador. E não foi à toa que publiquei recentemente o artigo ““O Segredo para ter Criatividade e Inovação no Marketing Digital”

Nesse hiato, o seu papel como empreendedor é buscar soluções para o mercado, ou determinado segmento, a fim de oferecer oportunidades eficientes para quem possui algum problema a ser resolvido.

Em outras palavras, é preciso trabalhar seu produto ou serviço para a Persona ideal. Ou seja, para o grupo de pessoas que irá comprar de você.

Obviamente que dentre as diligências do empreendedorismo, estão ações que vão além da satisfação financeira.

Mudar o mundo à sua volta, sobretudo, em tempos tão difíceis, é uma das características primordiais do bom empreendedor.

Por fim, podemos dizer que ao definir ‘o que é empreendedorismo’, fica fácil pautar o fato de que, o empreendedor é aquele que foca na experiência de seus clientes, cujo objetivo é beneficiar essa parcela da população – sempre!

Leia também: “Plano de Marketing para Afiliados: Como fazer?”

Quais são as Características de um bom Empreendedor?

Em suma, o bom empreendedor é perspicaz!

Isso quer dizer que para empreender você precisa ter força de vontade, e claro, será necessário perseverar. Porque nada será muito fácil!

Além disso, dentre os principais elementos que ‘fabricam’ um bom empreendedor estão:

  • Liderança;
  • Organização;
  • Foco;
  • Resiliência;
  • Paixão;
  • Fé;
  • Visão;
  • Metas;
  • Motivação;
  • Criatividade;
  • Inovação;
  • Convicção.

marketing com bruno marinho

Como encontrar Oportunidades no Empreendedorismo?

Honestamente, existem muitos caminhos à seguir.

Aqui no blog mesmo, você encontra centenas de oportunidades para empreender. Como por exemplo, ao ler nosso artigo “Negócios Lucrativos 2020: O que fazer com Pouco Investimento”, você verá que existem boas ideias para começar.

Mas, para resumir brevemente, vou deixar aqui o princípio para encontrar oportunidades no empreendedorismo:

  • Primeiramente, escolha um nicho de mercado;
  • Pense nos problemas que rodeiam esse nicho e defina possíveis soluções;
  • Tenha paixão pelo nicho escolhido e comece a desbravar suas possibilidades;
  • Análise a viabilidade desse negócio;
  • Crie uma estrutura viável para a construção da solução;
  • Sempre busque oferecer benefícios para os clientes;
  • Trabalhe com clareza e foco;
  • Escute seu público em potencial;
  • Agregue valor à vida de todos eles;
  • Estude com quem já tem conhecimento no assunto.

Estratégias de Gestão do Empreendedorismo

Enquanto idealizamos um projeto, muitas ideias circulam em nossa cabeça. Mas, e quando é preciso agir? Você sabe por onde começar?

Conhecer algumas estratégias de gestão que podem ser aplicadas durante seu processo de empreendedorismo é fundamental para te levar ao topo.

Além disso, a gestão de um negócio te ajuda a gerenciar finanças, organizar tarefas e por fim, te orienta a trilhar um caminho de sucesso.

A princípio, será necessário começar por um manual de boas práticas:

  • Identifique as fragilidades do mercado;
  • Anote tudo e alinhe as fragilidades com as possibilidades do segmento;
  • Crie uma estrutura física para o seu negócio (escritório, computador, softwares etc);
  • Busque conhecimento e aprimore suas habilidades;
  • Faça um planejamento de tarefas;
  • Trace metas;
  • Mantenha suas anotações em dia;
  • Elimine tudo o que for desnecessário;
  • Faça um balanço do que já foi alcançado durante o processo;
  • Corte gastos e despesas;
  • Separe as finanças pessoais das finanças profissionais;
  • Lidere seu próprio negócio e conquiste autonomia;
  • Trabalhe a autoconfiança.

Feito isso, é hora de seguir para o próximo passo das estratégias de gestão.

Aprenda Estratégias de Marketing e Vendas

Dentre as estratégias mais comuns que você precisa conhecer estão:

  • Funil de vendas;
  • Atendimento Pré e Pós-vendas;
  • Jornada do Cliente;
  • KPIs de vendas;
  • Ferramentas de Marketing Digital.

Claro que nesse único artigo não conseguirei enfatizar todas as estratégias de Marketing e Vendas, mas deixo aqui alguns links que você pode acessar para consumir conteúdo de qualidade, sem sair do meu blog:

Dicas de Marketing para o Novo Empreendedor

E agora que você já aprendeu bastante coisa sobre o que é empreendedorismo e quais as principais estratégias de gestão de um bom empreendedor, confira algumas dicas de Marketing essenciais para a construção de uma carreira de sucesso:

Utilize as Redes sociais

As redes sociais são fundamentais para quem está começando a empreender, principalmente, se for no Marketing de Afiliados.

Existem Programas de Afiliados excelentes, que além de pagar boas comissões, ainda te ajudam a executar uma boa estratégia. Por isso, pensar em começar um empreendimento nesse segmento, é sempre uma ótima opção.

Mas independentemente de sua escolha de mercado, utilize as redes sociais!

Atualmente, esse é um dos melhores meios de comunicação do mundo, sobretudo, porque uma grande parcela da população acessa as mídias sociais, e eventualmente, as pessoas estão lá para comprar produtos e serviços.

Portanto, crie perfis profissionais para o seu negócio, seja ele físico ou digital.

Crie um Site Responsivo e um Blog

Já publiquei um artigo ensinando Como Criar um Blog Grátis e de Sucesso. Ele também serve para quem deseja criar um site. Na verdade, o site e o blog andam juntos e sem um, dificilmente, você irá prosperar no outro.

O blog é uma ferramenta importante para quem precisa atrair clientes, pois através do conteúdo que será publicado nele, muitos usuários do Google poderão encontrar seu negócio.

Pense da seguinte forma: se você é afiliado de suplementos alimentares, pode ter um blog inserido em seu site de vendas. Dentro do blog, você pode escrever artigos com dicas de musculação.

Nesse sentido, pessoas que procuram no Google por ‘dicas de musculação’ irão encontrar seu conteúdo, que por sua vez, está dentro do seu site que contém links de afiliado para os produtos que você vende.

Perceba como uma coisa leva à outra!

Divulgue sua Empresa em Diferentes Canais

E para fechar com chave de ouro, minha última dica é: divulgue sua empresa em diferentes locais de comunicação.

Você pode usar seu site, blog, redes sociais – mas também utilize o e-mail, blogs de parceiros, contrate influenciadores digitais (se for possível), faça parcerias com empresas do mesmo nicho que o seu etc.

Tudo isso poderá potencializar seu alcance, aumentando a autoridade da sua marca e por consequência, te fazendo vender mais!

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de ver algum assunto diferente aqui no blog? Deixe seu comentário, pois ele é muito importante!!

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