Desenvolvimento Pessoal

Psicologia das Cores no Marketing de Afiliados: Como Fazer?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em março 25, 2020

Como utilizar a estratégia da Psicologia das Cores no Marketing de Afiliados pode te ajudar a vender muito mais? Confira a resposta neste artigo incrível!

Conforme os anos foram passando, muito se especulou sobre os efeitos das cores em nosso cérebro. Mas, o que de fato, as cores fazem com a nossa mente?

Em linhas gerais, a Psicologia das Cores revela que o cérebro humano é capaz de identificar e compreender as cores de diversas maneiras. E que, isso influencia nossas emoções, desejos e sentimentos.

Ou seja, em outras palavras, as cores geram sensações distintas nas pessoas, e saber como utilizar a Psicologia das Cores no Marketing de Afiliados, vai te ajudar a atrair leads e vender muito mais!

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O que é Psicologia das Cores?

Porquanto, a Psicologia das Cores visa compreender o comportamento humano diante das cores existentes.

Decerto, o maior propósito desse estudo, é avaliar os efeitos gerados por cada uma das cores, a fim de validar a ideia de que através da variação de tons, nosso cérebro é estimulado de diferentes formas.

Entretanto, não adiante querer sair com placas coloridas na rua, querendo convencer as pessoas de que seu produto é bom. Na verdade, as cores podem favorecer a compreensão de que uma informação é verdadeira, a fim de validá-la. No mais, seus esforços podem acabar confundindo os clientes. E não queremos isso, não é mesmo?

Qual a importância de aplicar a Psicologia das Cores no Marketing de Afiliados?

Em suma, aplicar a Psicologia das Cores no Marketing de Afiliados, é um jeito inteligente de usar o Marketing à seu favor. Sobretudo, fazendo testes A/B para saber se isso afeta positivamente suas conversões.

Um bom exemplo disso está nas estatísticas, que por sua vez, revelam o seguinte:

Portanto, isso comprova o quão importante é escolher corretamente as cores para a criação das suas páginas de vendas e, do seu site ou blog de afiliados.

Qual o impacto das Cores na criação da sua Marca?

Contudo, como a escolha certa pode impactar o desempenho e o desenvolvimento da sua marca?

Suponhamos que você seja um afiliado que possui um site, que por sua vez, requer a criação de um logotipo.

O que acontece com suas vendas, caso a escolha das cores do seu logo, seja equivocada?

Relação das Cores com as Emoções

Decerto, a escolha da cor é muito dependente das suas próprias experiências. Ou seja, talvez você tenha escolhido as cores da sua logo, com base em coisas que você viveu. Ou ainda, talvez você tenha ‘copiado’ as cores de uma logo que você considera bonita e que, supostamente, faça sucesso!

Posto que, as cores liberam ‘mensagens específicas’, é fundamental fazer a escolha certa, do contrário, você pode despertar algum tipo de emoção, contrária, ao seu objetivo principal.

De acordo com o estudo “Impacto da Cor no Marketing”, até 90% dos julgamentos feitos sobre produtos podem ser baseados apenas na cor, isso dependendo o segmento, é claro.

A saber que as cores influenciam como os clientes avaliam uma empresa, é essencial conhecer o mínimo que seja, a respeito das emoções geradas pelas cores.

O que diz os especialistas…

Já na pesquisa realizada por Joe Hallock, podemos observar que existem algumas preferências, no que se refere a escolha das cores entre homens e mulheres.

Isso significa que as mulheres têm preferências por determinas cores, de acordo com sua percepção cultural, bem como, os homens, também são influenciados por seu papel de gênero.

Isso não quer dizer que o estereótipo de que “homens vestem azul e mulheres vestem rosa”, seja válido. Na verdade, não é nada disso!

Quer dizer que, inconscientemente, homens são levados a gostar de cores que consideram ‘fortes e persuasivas’, enquanto as mulheres podem preferir cores mais ‘afetuosas e que geram empatia’.

E é seu dever, aprender como aplicar isso na Psicologia das Cores no Marketing de Afiliados, a fim de vender mais!

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Como Aplicar a Psicologia das Cores no Marketing de Afiliados?

Agora que você já sabe o que significa e qual a importância dessa estratégia no Marketing de Afiliados, vamos entender o que cada uma das cores representa no mundo dos negócios:

Amarelo (otimismo)

O amarelo é uma cor intermediária, que sinaliza uma espécie de aviso. E não é à toa que essa cor foi escolhida para compor o trio dos sinais de trânsito.

Com relação às emoções, o amarelo representa o otimismo e o discernimento. Por isso, grandes marcas que querem convencer seus clientes de que seu produto é bom e o deixará feliz, utilizam essa cor em seus logotipos e campanhas.

Botões amarelos em uma página de vendas pode gerar o sentimento de ansiedade, que na maioria dos casos, pode ser bom. Pois, por vezes, pessoas ansiosas tendem a agir sem pensar muito!

Verde (respeito)

O verde nos remete à natureza, e por isso, é uma cor considerada “ecológica”.

Marcas que vendem produtos relacionados ao meio ambiente, apostam nessa cor para promover a ideia de que realmente estão empenhadas em fazer um bom trabalho.

A ideia de usar o verde em ações de marketing, está relacionada ao respeito pelas coisas, que nesse sentido, pode ser associado ao respeito pela natureza.

Azul (credibilidade)

A cor azul é extremamente difundida no mundo do Marketing, sobretudo, em layout de sites. Isso porque, a cor azul faz referência a lealdade e confiança, o que aumenta a sensação de credibilidade em uma marca.

O azul pode chamar a atenção de seus clientes e, em função disso, vale a pena utilizá-lo em páginas de vendas.

Empresas como o Facebook, Dell e Intel, usam o azul como símbolo de credibilidade. Fazendo as pessoas entenderem que seus produtos e serviços são realmente de confiança.

Laranja (urgência)

Para causar o sentimento de urgência, a cor mais indicada é o laranja.

Isso porque ele estimula as pessoas à agirem diante de uma situação.

Ofertas limitadas, convertem mais se o laranja for adicionado à imagem!

Vermelho (excitação)

Se você é um afiliado de produtos eróticos, como os estimulantes sexuais, por exemplo, pode apostar no vermelho como cor de divulgação.

O vermelho representa o poder, a paixão, a sedução e faz com que as pessoas se sintam estimuladas a comprar de vocês!

Preto e Roxo (requinte)

Cores escuras, como o preto e o roxo simbolizam riqueza. Por isso, se seu intuito é evocar a beleza e o requinte de seus produtos, aposte nesses tons.

Por que usar a Psicologia das Cores no Marketing de Afiliados?

Agora que você conhece o significado das cores, já sabe exatamente qual cor usar nos botões e nos links de suas páginas de vendas ou site/blog.

Lembre-se que ao utilizar essa estratégia em seu negócio, você potencializa suas chances de conversão, o que por consequência, te faz ganhar mais comissões e ser um afiliado de sucesso!

A Psicologia das Cores no Marketing de Afiliados é uma técnica ainda pouco explorada. Seja um dos primeiros e faça a diferença nesse mercado!

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