Qual a importância do Marketing Pessoal?

Desenvolvimento Pessoal

Qual a importância do Marketing Pessoal?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em maio 15, 2020
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Entenda qual a importância do Marketing Pessoal para aumentar sua cartela de clientes, fazendo com que todos sejam facilmente atraídos por você.

É comum ouvir falar de Marketing Digital, Marketing de Conteúdo etc – mas você sabe o que é o Marketing Pessoal?

Compreender esse conceito, bem como, saber praticá-lo corretamente, pode ser o grande diferencial da sua carreira, inclusive se você estiver começando a empreender digitalmente. 

Continue a leitura para saber mais…

O que é Marketing Pessoal?

Marketing Pessoal, como o próprio número sugere, diz respeito à sua imagem.

Portanto, assim como sua empresa precisa nutrir a imagem da marca através do Branding para atrair e vender mais, você precisa fazer o mesmo por sua imagem.

Nesse sentido, o Marketing Pessoal atribui um valor positivo à imagem de alguém, no caso, à sua própria imagem.

Em suma, através de um conjunto de estratégias de marketing, é possível apresentar para os demais, todas as suas habilidades e qualidades como pessoa e como profissional.

Então, não adianta querer inventar um personagem. Na verdade, é muito fácil desmascarar alguém que está apenas representando uma outra pessoa. Por isso, sempre seja você mesmo! Mantenha sua autenticidade.

Mas, o grande diferencial do Marketing Pessoal está em como você usa sua imagem para alavancar seus negócios.

Ademais, é importante dizer que, da mesma forma que você pode garantir o sucesso da sua empresa por meio do Marketing Pessoal, sem ele ou fazendo de maneira incorreta, você pode dizimar suas chances de vitória.

Você também vai querer saber: “Gatilhos Mentais: Como Usar no Marketing de Afiliados”

marketing com bruno marinho

Qual a importância do Marketing Pessoal?

Mas então, como podemos definir a importância do Marketing Pessoal em um negócio?

Em primeiro lugar, vale dizer que ao praticá-lo corretamente, você consegue impactar diversas áreas de seu empreendimento.

A começar pelo próprio conteúdo que você produz em sua empresa – e, diga-se de passagem, o conteúdo é uma das partes mais importantes de um negócio digital.

Em síntese, você pode começar investindo em ações de Marketing de Conteúdo para representar sua própria imagem. Ou seja, você pode dar uma voz ativa aos seus artigos, vídeos, infográficos, podcast – o que por sua vez, irá aumentar sua autoridade no mercado.

Quando você utiliza o Marketing de Conteúdo em sua estratégia de Marketing Pessoal, consegue:

  • Falar diretamente com seu Público-Alvo, criando empatia e solidariedade;
  • Aumenta o número de conversões de um negócio, por usar técnicas de atração e persuasão;
  • Ganha a confiança dos seus seguidores e aumenta sua audiência nas redes;
  • Economiza com ações de marketing tradicional.

Portanto, resumindo a importância do Marketing Pessoal para um negócio, podemos dizer que ele traduz o que o seu empreendimento tem a oferecer para o mundo. Afinal, você está por trás de todas as tomadas de decisão etc.

Leia também: “Objeções em Vendas: 6 Técnicas Infalíveis para Quebrá-las”

5 Razões para começar a investir em Marketing Pessoal

E agora que você já sabe o que é e qual a importância do Marketing Pessoal, vamos conhecer alguns motivos para que você comece a trabalhar essa estratégia hoje mesmo:

#1 – Destacar-se da Concorrência

Não há nada melhor do que sair na frente dos concorrentes, não é mesmo?

E para que isso aconteça você terá que se munir de ferramentas e recursos que te coloquem sempre um passo à frente da concorrência.

Através do Marketing Pessoal isso é totalmente possível, afinal, quando você trata sua imagem com carinho e se esforça para melhorá-la cada vez mais, consegue se diferenciar daqueles que não fazem o mesmo.

Os clientes conseguem identificar pessoas e empresas que se preocupam em passar uma boa imagem para o público, por isso, invista nessa ideia!

#2 – Aumentar sua Autoridade no Mercado

Ao lapidar sua imagem, sobretudo, na internet, você consegue aumentar sua autoridade. Isto é, o público-alvo começa a te reconhecer como sendo uma personalidade forte em determinado assunto.

Portanto, por meio de ações de Marketing Pessoal, você pode ajudar sua audiência dando dicas, oferecendo cursos, fazendo lives… Além de chamar a atenção das pessoas, você ganha a simpatia e o reconhecimento delas.

Quando as pessoas se sentem gratas, elas tendem a retribuir, e é nessa hora que sua empresa consegue lucrar mais!

Para ter mais autoridade no mercado, você pode:

  • Gravar vídeos tutoriais;
  • Publicar artigos no blog com dicas e sugestões;
  • Postar lives apresentando novidades sobre seu segmento;
  • Etc.

#3 – Fortalecer sua Marca e Ganhar Mais Clientes

Para fortalecer sua marca, além de trabalhar na gestão de marca, você também pode trabalhar na gestão da sua imagem.

Esse processo facilita a identificação do seu projeto. Isto é, mais pessoas irão relacionar seu nicho de mercado com sua empresa, o que é excelente para o seu negócio, afinal, quanto mais gente souber que ele existe, mais vendas você fará!

Dicas para fortalecer sua marca:

  • Tenha um logotipo único e que represente a missão do seu negócio;
  • Grave vídeos sempre que possível e, se apareça nas redes sociais;
  • Produza materiais gratuitos e entregue para sua audiência como BÔNUS.

#4 – Melhorar a Qualidade do seu Conteúdo

Aqui no blog nós já falamos sobre como criar Persona para seu negócio online, portanto, se você nos acompanha já sabe da importância que é produzir conteúdo relevante para seus clientes, certo?

Em todo caso, para melhorar a qualidade do seu conteúdo, você pode e deve usar sua imagem pessoal.

Dessa forma, as pessoas terão maior interesse em conhecer a pessoa por trás do seu negócio. O que por consequência, dá margem para que você se aproxime cada vez mais da audiência e consiga criar campanhas de vendas mais segmentadas e assertivas!

#5 – Conseguir Mais Engajamento no Site/Blog e Redes Sociais

Por fim, através do Marketing Pessoal você conseguirá aumentar o engajamento do seu site, blog e redes sociais. Afinal, quando você assume a ‘aparência do seu negócio’, as pessoas se dispõem a interagir um pouco mais com você.

Essa ação facilita o entendimento com o cliente e melhora a comunicação entre vocês. O que por sua vez, é essencial para aprimorar suas estratégias de negócios.

Conclusão

Já deu para perceber que o Marketing de Conteúdo está diretamente associado ao Marketing Pessoal, né?

Por isso, é imprescindível estudar técnicas de Inbound Marketing, a fim de potencializar seus resultados na internet.

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2 Replies to “Qual a importância do Marketing Pessoal?”

Diego faustino

Me diz uma coisa, você quer ser visto? Digo, profissionalmente se as resposta for sim está a aqui sua saída, milhares de pessoas já participaram só falta vc !

Prof. Bruno Marinho

Sucesso e abraços Diego!